Confira algumas dicas preciosas de como economizar dinheiro para viajar e embarque em uma nova aventura! 

Você ama viajar? Quer conhecer novas culturas? Quer fazer aquela viagem dos sonhos com a família? Ou viajar sozinho e se conhecer melhor? A resposta é quase sempre “sim”, mas seguida normalmente de “mas não tenho dinheiro”.

Economizar seja para viajar, comprar um carro novo, fazer uma reforma ou qualquer que seja o seu objetivo é muito mais simples do que você imagina. Se você quer mesmo poupar dinheiro para viajar, você está no lugar certo.

Listamos 9 dicas para você que não sabe por onde começar. Colocá-las em prática vai realizar o seu sonho. Adapte a sua realidade e vamos juntos!

 

Dicas de como economizar dinheiro para viajar:

 

1 – Crie uma conta específica para a viagem

Seja no cofre, no porquinho ou em outra conta, é importante deixar um lugar reservado para poupar o seu dinheiro para viajar.

Por isso, separe essas economias das suas despesas para não acabar gastando com outras coisas.

 

2 – Defina quanto você pode guardar por mês

Seja R$ 10 ou 10% do seu salário todos os meses, definir um valor vai te ajudar a se planejar melhor.

Se puder, já crie um débito automático com a quantidade definida para ir direto para sua poupança.

 

banner para baixar a planilha de gastos pessoais

 

3 – Dê um nome ao seu objetivo

Parece besteira, mas faz muita diferença quando você deixa de apenas juntar dinheiro para algo sem nome, para quando você coloca naquela conta um nome: Paris, Volta ao Mundo, Bali, Maldivas. Seja onde for, dê um nome ao seu sonho!

 

4 – Faça as contas e use post-its

Organização e planejamento é tudo, né? Em qualquer coisa na vida, e na hora de viajar não vai ser diferente.

Leia e pesquise muito antes sobre o destino que você vai. Existem vários blogs com dicas, desde lugares para conhecer, dicas de transporte e muito mais. Você também pode encontrar informações de hospedagens mais baratas e locais onde a comida é mais em conta.

Alguns lugares tem aeroportos mais distantes, em outros lugares vale mais a pena pegar o trem do que o ônibus. Pesquise também informações de preço das atrações que você quer ir, se vale a pena comprar com antecedência ou não, se tem algum dia que a visitação seja de graça.

Depois de colocar tudo na ponta do lápis e tiver um número do gasto aproximado total da viagem, anote em um post-it e coloque onde você o veja todos os dias. Faça o mesmo com outros post-it referentes a viagem e aquilo vai entrar na sua mente e te ajudar a não desistir.

 

5 – Organize sua vida financeira

Comece apontando tudo que entra e tudo que sai. Pegue uma caneta e um marcador de texto e vamos fazer o seu orçamento diário, ok?

Anote todos os seus gastos fixos. Exemplo: aluguel, transporte, mercado, plano de saúde, internet e tv a cabo, netflix, spotify, academia, etc.

Anote todos os seus gastos variáveis. Exemplo: cinema, happy hour, restaurantes, balada, roupas, etc.

Pegue o marcador e destaque o que é essencial. Deixe em branco o que não é essencial e que você pode viver sem por um tempo para chegar ao seu objetivo.

Tudo que está marcado, você vai somar e dividir por 30. Assim, terá seu orçamento diário. Mesmo sendo difícil no começo, com muitos erros e adaptações. Lembre-se do seu sonho e persista.

 

Veja também: 

Empréstimo consignado privado: quais os benefícios para os colaboradores?

Educação financeira: como ela pode melhorar o clima da sua empresa

 

6 – Mude seus hábitos

Que tal começar a ir de bicicleta pro trabalho? Ou usar o transporte público? Combinar uma carona com o pessoal do trabalho e dividir a gasolina? Isso já vai ter ajudar a economizar bastante, além de ter uma vida mais saudável.

Falando em saúde, uma outra maneira de economizar e também melhorar a sua alimentação é começar a fazer sua própria comida e levar marmita para o trabalho. Sempre deixe uma garrafa de água e um lanchinho na bolsa para também não cair na tentação de comer fora.

 

7 – Venda o que não usa mais para guardar dinheiro para viajar

Se desfaça de tudo que não usa mais, de tudo que está estocado e venda. A palavra aqui é desapego.

Comece a usar o que você tem, ao contrário de sempre comprar coisas novas que às vezes você guardou e nem sabe que existe. Faça uma faxina e descubra várias economias dentro da sua própria casa.

 

8 – Faça programas alternativos

  • Procure a agenda cultura da cidade, veja os programas com entradas gratuitas;
  • Olhe os dias em que as visitações são de graça;
  • Vá mais ao parque e a praia;
  • Vá ao cinema nos dias promocionais;
  • Vá a biblioteca em vez de comprar livros.

 

9 – Procure um trabalho extra e tenha mais dinheiro para viajar

Um part-time ou um trabalho de fim de semana podem ter ajudar a juntar aquela grana extra. Além disso, você também pode utilizar a internet com os seus conhecimentos dando aulas on-line ou criando um blog da sua área e fazendo isso sem sair de casa.

 

Troque o café na rua pelo seu cafezinho em casa, ande mais a pé, participe de eventos culturais… Parece besteira, mas são as pequenas coisas que fazem toda a diferença. Priorize o seu sonho. Se você pensa em guardar dinheiro para viajar, planeje, siga e alcance. Tenha uma boa viagem!

 

Que tal conferir outras dicas de como economizar? Nossa equipe preparou esse vídeo, onde te mostramos como a sua TV por assinatura pode acabar saindo cara ao longo do tempo: