Poupar dinheiro parece ser algo impossível nos dias de hoje. A realidade é que muitas vezes você só precisa traçar um objetivo e se organizar, mesmo que isso signifique cortar alguns gastos supérfluos.

Você quer muito fazer uma viagem? Comprar um carro? Fazer uma reforma? Ou só ter uma reserva de emergência? Saiba que existe uma forma simples de poupar dinheiro e com muita paciência e persistência a gente vai te ajudar a atingir seu objetivo! Não é mágica, é determinação.

Por isso, separamos 6 dicas para você poupar dinheiro de forma simples. Vamos lá!

1. Saiba como poupar dinheiro entendendo as suas despesas:

Esse deve ser sempre o primeiro passo se você quiser colocar sua vida financeira em ordem. O que acontece é que muitas vezes você chega ao final do mês sem dinheiro e nem sabe sequer onde gastou, e é aí que mora o perigo.

Anotar todas as suas despesas mensais como água, luz, feira, aluguel e também outras despesas como passeios, um jantar fora, uma roupa que você precisou comprar,. É preciso colocar tudo na ponta do lápis!

2. Corte algumas despesas desnecessárias:

É claro que você precisa se divertir e fazer atividades com amigos e/ou família para sair da rotina, do estresse no trabalho e afazeres domésticos, mas devemos separar o que é necessário e o que não é.

Procure programações gratuitas na sua cidade e evite comer fora com frequência. Se possível, leve seu almoço de casa para o trabalho. Segundo pesquisa do IBGE (2018) 34% dos brasileiros gastam com alimentação fora do lar, sendo responsável por 25% da sua renda.

____________________________

Veja também:

Como ganhar um “dinheirinho” extra fazendo o que gosta

3. Faça uma lista do que você precisa para poupar dinheiro:

O maior perigo na hora de fazer uma feira no supermercado é não fazer previamente uma lista do que realmente necessitamos.

Quando você faz uma lista, você inclui tudo aquilo que você precisa,  desviando o olhar das compras que não precisamos fazer. Portanto, faça sua lista e seja fiel a ela.

4. Defina um percentual como meta para poupar:

O recomendado é que 10% do seu salário seja poupado. Mas se isso não for possível, depois que você definir os seus gastos, defina quanto você deverá poupar e faça disso parte do seu orçamento mensal.

banner para baixar a planilha de gastos pessoais

5. Fique ligado nos descontos:

Existem muitos supermercados que têm um dia específico na semana para preços mais baixos, às vezes mais de um dia, dando descontos em sessões específicas. É a segunda dos legumes e frutas, terça-feira da carne, e por aí vai.

Algo parecido acontece na internet também, muitas lojas virtuais disponibilizam cupons de desconto na primeira compra ou via e-mail. Fique de olho.

6. Deixe de lado o cartão de crédito:

Você não precisa cancelar seu cartão de crédito, mas evitar o uso dele já é um ótimo começo.

O problema do cartão de crédito é que, apesar de ajudar muito na hora do sufoco, ele acaba prejudicando nosso orçamento do mês seguinte e lá se foi por água abaixo o plano de poupar dinheiro.

Se você não utilizar o cartão de crédito e de fato começar a poupar, em uma situação de emergência, você provavelmente não vai precisar dele.

Essas são algumas dicas simples. Quer compartilhar com a gente? Deixa a sua opinião nos comentários.