Grandes líderes não nascem de um dia para o outro. É papel do RH pensar em estratégias para desenvolver líderes e isso não é uma tarefa fácil. É preciso implementar um bom Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) para o reconhecimento de líderes e desenvolvimento de todos os setores da organização.

O líder é a peça chave de cada setor, é ele quem motiva e ajuda os colaboradores a alcançarem as metas e os objetivos da empresa. Você sabe identificar os líderes da sua equipe? Sabe prepará-los? Saiba agora como montar o programa e como aplicá-lo da melhor maneira.

 

O que é liderança?

O papel do líder ganhou uma nova percepção já a algum tempo. A figura do chefe do passado que mandava e tinha subordinados passou a ser associado ao fracasso de muitas organizações.

O funcionário passou a ser visto como colaborador e um bom líder deixou de ser um superior e sim a pessoa que mantém o time motivado, trabalhando em conjunto para atingir os objetivos da empresa – e isso é quase sempre sinônimo de sucesso ou de pelo menos muito aprendizado.

 

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O que é um Programa de Desenvolvimento de Liderança? 

O PDL é um conjunto de estratégias para promover e desenvolver competências em seus colaboradores. O RH desenvolve conteúdos teóricos e atividades práticas que promovam mudanças positivas na sua equipe através de experiências importantes para o crescimento e capacitação.

Através dele é dado a oportunidade e incentivo para desenvolver as habilidades necessárias para que os colaboradores cresçam e obtenham sucesso profissional alavancando as suas carreiras.

 

Faça uma análise da sua empresa 

Analisar cada setor da sua empresa é o primeiro passo para a construção do programa. Identificar onde a necessidade de liderança é maior, quais são as suas principais dificuldades e como estão lidando para resolução dos problemas.

  • Os seus colaboradores estão sendo motivados? 
  • As metas estão sendo alcançadas? 
  • Os líderes da sua empresa estão obtendo resultados? 
  • Eles consideram que quando não estão presentes, as coisas não funcionam?

Um bom líder tem que saber gerir pessoas e entregar resultados, para além disso, ele tem que formar novos líderes. Quando ele tem autoconfiança, não se sente ameaçado em formar novas lideranças e nem tem medo de ser substituído pelo seus aprendizes, afinal, quem ter confiança no seu trabalho e entrega resultados não precisa se preocupar.

 

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Como identificar líderes? 

É papel do RH identificar quem tem potencial e quem entrega resultados, pois nem sempre esses dois andam juntos. Se você conseguir identificá-los na mesma pessoa, já tem os seus escolhidos. Caso contrário, vai identificar quem tem maior capacidade para desenvolvê-los.

Algumas características são fundamentais na hora de escolher quem irá participar do programa.

  • Controle emocional: cargos de liderança exigem uma grande inteligência emocional para lidar com as adversidades, cobranças, com a gestão de pessoas, a pressão de tomada de decisões e de resolução de problemas;
  • Responsabilidade: um líder precisa ser uma pessoa responsável, pois seu trabalho exige responsabilidade para consigo, com os seus colaboradores e com a organização;
  • Proatividade: para liderar é preciso agir com antecedência para agilizar as tarefas e evitar problemas, assumindo as suas responsabilidades; 
  • Agente motivador: um bom líder motiva o seu time, aumentando a produtividade e desempenho da equipe;
  • Firmeza e agilidade para tomar decisões: além de pensar rápido frente a qualquer decisão, é preciso ser firme para passar segurança para a equipe. Quanto mais conhecimento o líder tiver acerca da sua empresa e dos seus colaboradores, mais fácil será para tomar uma decisão.
  • Comunicação: aqui é onde esse conhecimento toma vida, a comunicação é a chave para um caminho de sucesso. Ter uma boa comunicação com os seus colaboradores permite que quem está em cargos de liderança evite ruídos na comunicação da empresa, e agilizando o trabalho sem interferências.

 

Desenvolvimento de liderança com a aplicação PDL

Não treine sua equipe, a desenvolva. Estimule a criatividade, mostre a importância da proatividade e responsabilidade. 

De acordo com o psicólogo Jeremy Dean, leva-se cerca de 66 dias para adquirir um novo hábito – é um processo e isso deve ser levado em conta na formação de novos líderes.

Ter uma visão geral de todas as operações da empresa faz com que o líder entenda todas as facetas da organização e esteja mais preparado para superar os obstáculos encontrados pelo caminho da vida empresarial.

O RH pode mostrar que incentivando os colaboradores através do programa de desenvolvimento de liderança e ampliando as suas habilidades, realizam novos projetos, aumentam a produtividade, se mantém motivados e assim, juntos, alavancam o crescimento da empresa.