Construir uma imagem positiva no ambiente de trabalho é fundamental para se obter sucesso na sua carreira. E qual a melhor ferramenta para consegui-la? O marketing pessoal. Vamos te mostrar o porquê!

Afinal de contas, toda marca precisa de um bom e eficiente marketing para ter sucesso, e nada mais justo que construir um plano de marketing para o seu maior produto, você mesmo.

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é uma estratégia elaborada acerca do seu comportamento no ambiente de trabalho, onde irá usar todas as suas habilidades e qualificações para solidificar a sua imagem. E nisso estão incluídas as suas atitudes, o relacionamento com os colegas e seu desempenho no trabalho.

Por que investir na reputação da sua imagem?

Ele é essencial para a construção da sua imagem e da sua reputação, seja na empresa que trabalha, como empreendedor ou na busca de um novo emprego.

É através dele que é possível mostrar suas qualidades e competências, destacando sua experiência e o que o distingue da concorrência. O sucesso está diretamente ligado a como você mostra o seu valor e o valor do seu trabalho.

Em momentos de crise, o seu comportamento também vai fazer diferença e pode ser crucial para se destacar dentro da empresa. 

Dicas para montar seu plano de marketing pessoal

Defina seus valores e habilidades

O marketing pessoal está relacionado ao autoconhecimento e questionamentos. Nesse caso, você tem que saber quem você é e quem você não é. É importante salientar, que para que funcione, deverá ser feito com a maior verdade e clareza possível para que as pessoas “comprem” a sua imagem.

Pergunte a você mesmo:

  • Quais são os meus talentos (aptidões), interesses, visão e valores?
  • Como está o meu conhecimento? Quais são as minhas competências e habilidades?
  • Quais são as minhas maiores conquistas?
  • O que me torna diferente dos outros?

Cuide da sua imagem 

Cuidar da sua aparência vai além da estética. Não é necessário que você almeja os padrões impostos pela sociedade de classe e beleza, mas é importante que você se cuide, tanto fisicamente como mentalmente.

Estar vestido de um jeito adequado e confortável também é importante. Além de claro, cuidar da sua higiene pessoal.

Postura é coisa séria 

A linguagem corporal diz muito sobre a pessoa e ela é notada antes mesmo de você falar.

A maneira como se senta, sua postura diante de uma conversa e uma reunião, os seus gestos, a maneira como fala, tudo isso pode ser usado ao seu favor. Assim como também, pode te prejudicar se não tiver atenção e cuidado nesse quesito. É uma via de mão dupla. 

Organização pessoal 

Ter organização no meio de trabalho pode ser um ponto crucial para se destacar. 

A maneira como você organiza as suas tarefas, o seu espaço e a maneira como apresenta o seu trabalho, fazem com que o seu tempo seja otimizado e passe uma ótima impressão que ajudam na construção da sua imagem.

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Liderança 

Quem investe em marketing pessoal sabe como é importante desenvolver características de liderança. As pessoas que se destacam dos demais, sempre têm essa habilidade como ponto de diferenciação.

As pessoas sempre buscam no outro uma figura de líder, então investir em qualificação nesse ponto faz toda a diferença.

Proatividade e empatia frente aos problemas 

Outro ponto muito importante do marketing pessoal são as relações que você constrói. Sozinho ninguém chega a lugar nenhum. O chefe manda e o líder conduz. Que tipo de pessoa você quer ser? 

Ter um bom relacionamento do ambiente de trabalho é essencial e chegar junto para encontrar soluções é muito importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Determine um objetivo

Todo plano tem que ter um objetivo e você precisa encontrar o seu, mesmo que ele mude depois. 

Que tipo de profissional eu quero ser? Onde quero chegar? Como vou fazer para chegar no meu objetivo?

Autoavaliação é sempre o ponto em que voltamos o olhar para o nosso verdadeiro “eu”. Para saber quem eu quero me tornar e aonde quero chegar, preciso saber primeiro onde estou e quem eu sou.

É muito importante que para que o seu marketing pessoal dê certo, você sempre faça uma autoavaliação, pois alguns vícios de comportamentos como  arrogância, falta de empatia, não escutar os colegas e fazer brincadeiras fora de hora, podem colocar seu plano em risco e ir tudo por água abaixo.

Seja verdadeiro, busque sempre aprender e melhorar e assim tudo irá fluir, construindo sua carreira de sucesso e atingindo os seus objetivos profissionais.