Conhecido mundialmente pelos super descontos, a Black Friday acontece tradicionalmente na última sexta-feira do mês de novembro. Você costuma aproveitar essa época para fazer compras?

É preciso ter atenção e cuidado para não cair em fraudes e nem comprar coisas desnecessárias. Vamos te dar umas super dicas de como comprar de forma mais segura e consciente!

O que é a Black Friday?

A Black Friday teve sua origem nos Estados Unidos e acontece logo após o feriado de Ação de Graças – com descontos de até 70% no valor original do produto.

No Brasil se iniciou em 2011, mas ao contrário do que aconteceu nos Estados Unidos, ficou conhecido como “Black Fraude”. Muitos sites e lojas enganaram os consumidores simulando super promoções que nunca existiram.

O site Reclame Aqui atingiu um pico de 12 mil reclamações em 2014 e no ano passado registrou 5,6 mil. As principais reclamações são de propaganda enganosa e divergência de valores.

É claro que há exceções e que existem estabelecimentos que realmente aproveitam esta época para vender seus produtos. Um exemplo disso são as lojas que estão com o estoque parado a muito tempo, e precisam fazer esta venda para a rotatividade desses produtos.

E pensando nisso, separamos para você dicas para aproveitar ao máximo e com consciência essas promoções.

 

Veja também:

5 lições que O Rei Leão nos ensinou sobre gestão e educação financeira

4 dicas de como não se endividar na Black Friday

Apesar dos descontos vantajosos é importante escolher de forma consciente o que irá comprar para não correr o risco de se endividar.

1 – Planejamento

O planejamento é essencial para poder aproveitar a Black Friday da melhor forma. É a oportunidade para comprar móveis, produtos eletrônicos, roupas, viagens, antecipar as compras de natal, entre outros.

Tem um dinheirinho sobrando e quer se presentear? Faça isso da forma correta, se planeje e tenha noção do quanto você pode gastar.

2 – Faça uma lista de compras

Fazer uma lista do que você quer faz toda a diferença, pois diante de tantas opções e descontos atrativos você pode acabar comprando por impulso se não souber o que está procurando.

Separe o que é necessário, o que não é tão urgente e depois os presentes.

3 – Monte um orçamento

Agora é a hora de ver o quanto você pode gastar e estabelecer um valor máximo de compras. Assim você pode ir comprando de acordo com a sua lista de prioridades sem se endividar.

4 – Atenção aos tamanhos

Se você não conhece a loja e vai comprar roupas e calçados pela internet, fique atento às medidas, pois elas podem variar. Assim você não corre o risco de não poder trocar ou não ter o seu real tamanho depois.

banner para baixar a planilha de gastos pessoais

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

6 passos de como comprar de forma segura na Black Friday

Após ganhar essa fama, o consumidor tem se tornando mais atento e pesquisado mais antes de comprar na Black Friday. O Procon também vem atuando bastante no combate às fraudes.

1 – Compare os preços antes da Black Friday

 Acesse os sites que você pretende fazer compras e se cadastre. Anote os preços dos produtos desejados para compará-los na Black Friday e veja se o desconto é real.

Além disso, se você fizer o cadastro previamente no site de compras evita passar pelo congestionamento dos servidores no dia.

2 – Verifique a segurança e a reputação dos sites

Verifique a segurança dos sites, principalmente os que tem cadeado no endereço eletrônico para evitar que obtenham seus dados pessoais e bancários.

URL-segura-cadeado

O PROCON possui uma lista de lojas onlines que devem ser evitadas, pois tiveram reclamações de consumidores.

Se for comprar em lojas que não são conhecidas, pesquise sobre elas.

3 – Desconfie de preços muito baixos

Cuidado com os sites que oferecem produtos com desconto muito abaixo dos outros. Verifique se o produto é realmente original para não cair em uma cilada!

4 – Preste atenção ao frete

Muitas vezes as lojas baixam o valor do produto, mas ao acrescentar o valor do frete ele fica no mesmo preço original ou até mais caro.

5 – Guarde todos os comprovantes

Leia com atenção as políticas de troca e devolução dos estabelecimentos antes de comprar. Guarde todos os comprovantes, e-mails e códigos de compra, pois os direitos do consumidor são garantidos mediante as provas.

Agora que está tudo planejado é hora de aproveitar as oportunidades. Boas compras!