A grande questão dentro dos RHs é a tomada de decisão. E isso vale tanto na hora de contratar um novo colaborador quanto para medir o seu desempenho dentro da empresa. Você tem essa dificuldade? Já ouviu falar sobre People Analytics?

Para isso são desenvolvidos vários métodos que vão ajudar neste trabalho e o People Analytics é um deles.

Continue com a gente que vamos te mostrar como o People Analytics pode ser um método que vai mudar sua forma de gerir as suas atividades dentro do RH.

O que é People Analytics?

O People Analytics é um processo de coleta de dados dos colaboradores com o objetivo de apoiar o RH na hora da tomada de decisão.

Com isto o RH consegue traçar um perfil que vai observar se os colaboradores estão de acordo com a cultura da empresa e este mesmo perfil será usado na hora de recrutar novos talentos.

Ele funciona como um método de gestão para antecipar cenários e evitar situações de risco como o turn over por exemplo, assim como também é usado para planejar ações.

capa-ebook-people-analytics

A importância do People Analytics

Através da coleta de dados, o RH consegue levantar quais são os pontos em que a empresa precisa melhorar com relação à seleção de candidatos e também, se o que está sendo feito no onboarding precisa melhorar com relação aos novos colaboradores.

Com essa ferramenta é possível transformar dados em informações e informações em ideias, como ter um melhor rendimento dentro da empresa, além de dar uma melhor perspectiva na hora que realizar a seleção de candidatos.

Com uma visão mais estratégica devido ao seu uso é possível realizar uma gestão de pessoas mais segura e assertiva.

____________________________

Veja também:

Plano de cargos e salários: como montar em 6 passos simples

Recrutamento e Seleção

Com a coleta de dados realizadas pelo People Analytics é possível definir um perfil para cada função dentro da empresa, auxiliando no momento em que é feito o recrutamento de novos colaboradores.

Basicamente o que é feito é cruzar dados com as informações dos candidatos. Assim é possível trazer uma visão mais específica se aquele candidato irá se adequar a vaga ou não.

Dentro deles quais tem maior probabilidade de crescer na empresa e até quais tem a maior probabilidade de sair e os motivos que os levariam a desistir da vaga.

Vale ressaltar que o uso da ferramenta não dispensa a avaliação de um profissional qualificado para avaliar os candidatos, ela funciona como uma assistência para tornar mais rápida as análises desse processo.

Análise de perfil

Uma estratégia muito utilizada é usar o perfil dos colaboradores mais eficientes e que dão os melhores resultados para coleta de dados e cruzar com as informações dos candidatos para assim localizar os melhores talentos.

Esse filtro de candidatos fará com a que empresa contrate os profissionais mais qualificados não só para desempenhar cada função, mas também para fazer parte do seu time.

O People Analytics mudou a forma das empresas de pensar quando se trata dos seus colaboradores, sejam eles antigos ou novos. Agora é possível tomar decisões se baseando em fatos e dados e não apenas em intuição, cabe ao RH utilizar a melhor estratégia para aplicar esses resultados.

O RH também pode usar o People Analytics para ver quais os melhores benefícios para os seus colaboradores ao estudar suas necessidades e comportamento.

Se interessou sobre People Analytics? Saiba mais baixando agora o nosso e-book!