Nas últimas décadas, a Responsabilidade Social se tornou parte essencial de todas as empresas. Cada vez mais consumidores têm pautado suas escolhas baseando-se nos programas de responsabilidade social que essas empresas possuem, seja para comprar um produto ou utilizar um serviço.

Para criar uma cultura de responsabilidade social, o setor de RH deve assumir um papel central em sua criação.

 

O que é Responsabilidade Social Empresarial?

Responsabilidade Social Empresarial (RSE) são as ações desenvolvidas dentro de uma empresa para contribuir com uma sociedade mais sustentável e mais justa.

Hoje é muito comum em empresas, por exemplo, de cosméticos que se intitulam veganas. Essas empresas não fazem testes em animais e algumas até utilizam componentes em suas fórmulas que agridem menos ao meio ambiente.

Outras optam por embalagens feitas de material que se degradam mais rapidamente ou até de materiais que podem ser reutilizados. Isso é responsabilidade social.

 

Reflexo da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nas decisões de negócios

Entender que decisões tomadas pela empresa causam impacto na sociedade e quais benefícios elas podem trazer é muito importante e requer atenção de todos os funcionários.

Os profissionais de RH devem criar um vínculo entre o que são causas importantes para os funcionários e como a empresa pode dar suporte a essas causas.

Dessa forma, os funcionários se tornam parte da solução e criam responsabilidade individual.

 

Banner com CTA do Ebook Geração Z

 

Responsabilidade Social como parte da cultura da empresa

Não dá para só apoiar causas esporadicamente, responsabilidade social para ser autêntica deve ser parte da cultura da empresa. É preciso tomar decisões se comprometendo diariamente com a responsabilidade social.

Mas fique atento: RSE não é exclusivamente responsabilidade do RH. Todos precisam participar e defender seus valores, porém é o setor de RH que mais influencia no recrutamento e gestão de pessoas, assim como no seu desenvolvimento e aprendizado, garantindo que as atividades de responsabilidade social chegue a todos dentro da empresa.

 

Como o setor de RH pode implementar essa cultura dentro de uma empresa?

Existem diversas causas que as empresas podem investir recursos para apoiar. Mas ao invés dividir os recursos em diversas causas, escolher apenas uma é mais eficaz e irá causar mais impacto.

Para escolher a causa certa, a equipe de RH, pode fazer uma pesquisa com os colaboradores de qual causa é mais importante para eles.

Dessa forma, a empresa envolve todos em uma decisão e será mais respeitada e abraçada.

Além disso a empresa pode investir em práticas de responsabilidade social interna.

Promova qualificações profissionais, cuidados com a saúde dos seus colaboradores dentro e fora da empresa, ofereça opções de lazer e salários justos.

 

Torne a Responsabilidade Social parte da sua marca

Atribuir uma causa à sua marca é fundamental. Não só para atrair clientes e fidelizá-los, mas também bons fornecedores e até mesmo futuros colaboradores.

As pessoas tendem a trabalhar em empresas que possuem valores sociais parecidos com os seus. Mostre nas seleções as iniciativas da empresa de forma clara e pergunte sobre esse tipo de questionamento ao candidato.

Fazer com que essa responsabilidade venha desde o momento da contratação ajuda a criar um vínculo com as causas acolhidas pela empresa.

Garantir o compromisso com as políticas internas também é um importante papel do RH.

Afinal tanta propaganda será cobrada pelos seus colaboradores. Por isso, a responsabilidade social deve estar não apenas nos discursos, como também no dia a dia da organização.

Sim, as pessoas percebem quais empresas de fato estão interessadas em fazer a diferença e as que só estão interessadas em fazer publicidade.

 

Veja também:

Ética no trabalho: qual o papel do RH?

Retenção de talentos: como o RH da Netflix transformou colaboradores em fãs

 

Desenvolvimento de iniciativas de RSE

Os gestores precisam estar envolvidos como parte da estratégia em demonstrar compromisso com a Responsabilidade Social. Uma das formas de fazer isso é incentivando seus funcionário a fazer parte das políticas da empresa. Desenvolva trabalhos voluntários ou contribuindo com ideias para reforçar e melhorar as políticas de Responsabilidade social.

Além disso, os gerentes podem criar campanhas de marketing para divulgar as ações. Elas devem estar alinhandas com a conscientização sobre sustentabilidade ou outros assuntos de responsabilidade social.

 

RH garantindo autenticidade das causas

Existem inúmeras formas como uma empresa pode contribuir com a sociedade, e todas elas necessitam da participação efetiva de todos que trabalham nela.

Quando a RSE se torna parte da cultura e valores de uma empresa, as decisões por parte de todos são feitas pensando não somente no lucro ou no que a empresa pode ganhar, mas sim em como a empresa também pode contribuir com a sociedade.

É preciso tornar a RSE parte do que é a empresa e refletir em seus colaboradores. Isso só será possível se o setor de RH estiver à frente e trabalhar na integração dessas políticas dentro da cultura e valores da empresa.