Por muito tempo a área de Recursos Humanos não foi valorizada nas empresas. Porém, esse cenário mudou com o RH estratégico, conceito que vem ganhando força e faz toda a diferença no crescimento da organização.

Antes era visto como um setor burocrático, que resolvia questões de contratações, demissões, folha de pagamento etc. Agora, mostram o papel fundamental e valioso de formar grandes líderes e por concentrar seu trabalho na parte mais importante de uma empresa: os colaboradores.

Afinal, o que seria de uma empresa sem seus colaboradores?

Contratar as pessoas certas, reter talentos, motivar, prever e solucionar possíveis falhas faz parte do dia a dia de uma boa equipe de RH. E aqui vai algumas dicas para se tornar um RH estratégico de sucesso!

1. Interação entre setores com RH estratégico

Um dos fatores mais importantes de um RH Estratégico é que ele não deve ser um setor isolado.

O trabalho deve ser feito em conjunto com todas as áreas da empresa. Um CEO inteligente mantém o líder do RH junto às suas decisões. O RH precisa entender como está a organização, quais os planos e objetivos da organização, que áreas precisam melhorar e como estão indo os negócios.

E essa participação junto ao CEO tem que ser ativa, não adianta só passar tarefas, o RH precisa participar ativamente da construção do planejamento estratégico da empresa para que juntos cheguem aos objetivos macro. 

Assim como deve estar presente em todos os setores para que possa trabalhar na motivação dos colaboradores e consequentemente o desempenho e a produtividade.

Criamos um material com as 7 habilidades que todo CEO busca em um profissional de RH , se ainda não viu, é só clicar aqui.  

2. Comunicação

A interação nos leva a comunicação. O diálogo tem que existir entre todos os setores e o RH vai funcionar como mediador dessa comunicação.

As estratégias da empresa tem que ser bem comunicadas aos colaboradores que com a gestão estratégica de pessoas possam ser colocadas em prática de maneira eficiente.

A resposta para muitos problemas enfrentados em uma área pode estar na sala ao lado. Além disso, dessa forma pode-se encontrar talentos que estão escondidos em outro setores, sem a necessidade de buscar fora da empresa. Muitos só estão esperando uma oportunidade de mostrar o seu potencial!

Banner com CTA do Ebook Geração Z

 

3. Treinamento e capacitação

O colaborador não é uma parcela dos gastos de uma organização. Ele é um investimento a ser desenvolvido que ajuda no crescimento da empresa. 

É uma troca. As pessoas querem concretizar seus objetivos e são os colaboradores que vão ajudar a empresa a alcançar suas metas. Os colaboradores auxiliam a prosperidade da organização e em contrapartida, a empresa trabalha no desenvolvimento dessas pessoas.

____________________________

Leitura adicional:

> Multiculturalismo nas empresas: como criar um ambiente de diversidades

> Pesquisa de clima organizacional: saiba como montar a sua

4. Dados e Métricas do Rh estratégico

A melhor maneira de mostrar a importância do trabalho de um RH estratégico é através dos resultados. E para isso, é preciso colher dados, acompanhar o processo, medir e mostrar os resultados.

Primeiro, no planejamento tem que haver metas de curto, médio e longo prazo. Assim, pode-se trabalhar em cima dos resultados obtidos de cada fase.

É sempre importante que seja comemorada cada pequena conquista e que a cada meta alcançada sejam feitos feedbacks aos colaboradores e também aos líderes, pois dessa maneira podem ver o que funciona ou não, o que podem melhorar.

Além disso, nesse trabalho, os líderes têm uma melhor visão das habilidades e competência dos seus colaboradores e isso é super importante na hora de delegar tarefas – e da forma que podem trabalhar para mantê-los motivados.

O RH tem o papel fundamental de entender e estudar sobre os dados armazenados, apresentá-los e mensurá-los, mostrando os resultados de como os programas e estratégias estão sendo utilizados, de que forma estão ajudando no crescimento da empresa e o seu retorno em relação aos colaboradores e ao financeiro.

Dessa forma, as empresas conseguem prever muitos problemas e sair deles da melhor maneira possível com uma organização em que as pessoas estão conectadas e alinhadas com o seu trabalho e todos se desenvolvem para o crescimento de ambos.