Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso estar preparado para as qualidades que não são medidas com conhecimento. Além de desenvolver as hard skills, ou seja, competências técnicas, se você quer gerir sua carreira de forma bem sucedida é preciso trabalhar nas suas soft skills, que são as suas competências pessoais de comportamento.

Do que adianta ter toda técnica de formação e experiência, se você ainda não desenvolveu essas características? A busca dos  RHs está cada vez mais focada nas soft skills – na capacidade de comunicação, interação, empatia, entre outras.

 

O que são as Soft Skills?

Soft Skills são os atributos pessoais sobre os traços de personalidade e comunicação que você precisa ter para obter sucesso no mercado de trabalho. Dentre essas características temos a inteligência emocional, pensamento criativo, empatia dentre outros.

 

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E quais são as mais valorizadas pelas empresas?

Capacidades como atitude (proatividade), comunicação, pensamento criativo, ética laboral, trabalho em equipe, networking, positividade, capacidade para tomar decisões, gestão do tempo, motivação, flexibilidade, resolução de problemas, pensamento crítico, resiliência, resolução de conflitos e capacidade de adaptação a ambiente multicultural são muito importantes.

O fundador da MaxMilhas, Max Oliveira, que movimenta mais de 4 bilhões de milhas aéreas no Brasil, afirma que as soft skills são fundamentais para o negócio, principalmente para os que estão crescendo de forma rápida. “Isso envolve o desenvolvimento de resiliência, capacidade de ouvir, empatia, comunicação e habilidade de resolver problemas e conflitos”, afirmou em entrevista à revista Exame.

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Separamos os mais visados pelos recrutadores.

10 Soft Skills para se destacar no mercado

  1. Trabalho em equipe: o trabalho individual é importante, mas para qualquer trabalho ser bem sucedido é preciso saber trabalhar em equipe;
  2. Relacionamento interpessoal: um bom trabalho em equipe vai estar extremamente relacionado ao seu relacionamento com os colegas e isso irá refletir diretamente no resultado final dos seus projetos;
  3. Aprendizagem contínua: estar sempre disposto a aprender, aprimorar seus conhecimentos, e pedir feedback são importantes para desenvolver suas soft skills;
  4. Proatividade: não ficar acomodado ou espere que te procurem. Arregace as mangas e vá em frente. Esteja disponível para enfrentar as situações ou tarefas que irão surgir ao longo do dia;
  5. Comunicação assertiva: para uma comunicação eficiente, seja claro e direto. Coloque todos os pingos nos “is” para que não haja ruídos e nem falhas na comunicação;
  6. Adaptabilidade: com o crescimento rápido das empresas ou mudanças na economia, ser adaptável é um ponto crucial. Saber lidar com as diversidades e multiculturalidades dentro da empresa, assim como os problemas do dia a dia, irão fazer toda a diferença. Resiliência!
  7. Liderança: umas das características mais procuradas pelos recrutadores e que também é um dos maiores investimentos das organizações. Formar líderes é essencial para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa!
  8. Pensamento criativo: para entender e encontrar soluções para os problemas, é preciso ter um pensamento criativo. Pensar com inovação é uma forma funcional e eficaz de resolver problemas.
  9. Ética: a ética no trabalho vai te destacar de forma sutil, onde os seus colegas irão te procurar sem medo. Os seus líderes vão confiar em você e isso também vai melhorar seu relacionamento interpessoal;
  10. Empatia: peça-chave para uma boa comunicação e um bom relacionamento interpessoal, para trabalhar em equipe e para solucionar problemas. Se coloque no lugar do outro e a resposta vai estar na sua frente!

Essas capacidades são essenciais para a evolução de qualquer empresa. O colaborador deve destacá-las no currículo, pois um candidato com tais atributos é essencial para o resultado final de qualquer tarefa ou projeto.