Ter uma grande rotatividade de funcionários pode ser muito prejudicial à empresa – é o famoso turnover – pois encontrar novos colaboradores, contratá-los e treiná-los gera custos – tanto financeiros como de tempo e processos.

Já falamos neste blog sobre como motivar funcionários e ter um RH de sucesso em 5 passos, se ainda não fez a leitura, aconselhamos fazer. É uma leitura leve, que vai complementar ainda mais sobre o nosso post de hoje.

Mas vamos as nossas dicas valiosas para evitar o turnover e reter talentos:

 

#1 Contrate a pessoa certa!

Manter seus funcionários significa em primeiro lugar contratar as pessoas certas para o trabalhar na sua empresa. Você precisa de pessoas que não só vão saber exercer sua função, mas também terão o DNA e cultura da empresa.

Alguns testes de comportamento podem ajudar a entender o perfil do profissional, mas lembre-se: deixe claro para o candidato como funciona a empresa e qual a cultura aplicada nela. Um colaborador que não se encaixa naquela cultura, em pouco tempo, irá mudar de trabalho. E você não quer o turnover! 


#2 Ofereça salários compatíveis e benefícios

As pessoas querem receber bem para cobrir suas despesas pessoais e ainda ter um dinheirinho extra. Sim, dinheiro é importante –  e não tem nada de errado nisso.

Segundo pesquisa realizada pela Análise de Tendências & Salários do Brasil 2019 da Hays, 75% dos trabalhadores levam em consideração salários maiores ao sair de uma empresa. Então, saiba qual a média salarial paga pela sua concorrência e os benefícios que eles oferecem aos seus funcionários.

Existem os benefícios mais clássicos, como VT, VR, assistência médica, mas existem outras vantagens sem custo para a empresa, que podem  deixar o funcionário feliz:

>Parcerias com cinemas e teatros para descontos nas compras dos ingressos   

>Parcerias com universidades e escolas de idiomas para descontos nas mensalidades

>Oferecer crédito consignado privado – se ele tem alguma restrição no nome, por exemplo, instituições financeiras transparentes poderão auxiliar na dívida. Neste post blog, já escrevemos sobre como o empréstimo consignado privado pode ajudar os colaboradores.

 

#3 Reconhecimento

É quase comum ver dentro das empresas muita cobrança e um clima de tensão. Seus colaboradores precisam de incentivo e reconhecimento, por isso, incentivos e palavras de reconhecimento nunca são demais.

Não é necessário elogiar por tarefas diárias comuns, mas quando esse colaborador terminar um grande projeto, resolver algum problema complexo, parabenize, mostre que você reconhece seu esforço. Pequenos gestos, ajudam a diminuir o turnover. 

 

#4 Ofereça um plano de carreira

Pessoas que permanecem muito tempo na mesma função em uma empresa têm tendência a procurar um outro emprego para que possam avançar em suas carreiras.

Isso ocorre porque as pessoas querem aprender novas coisas e ganhar mais experiência para crescer profissionalmente.

Se a empresa oferece um plano de carreira, esse colaborador pode traçar um objetivo e ter um propósito dentro do negócio. Você também pode ajudar seus funcionários a avançarem, oferecendo treinamentos para incentivá-los.

 

#5 Horários Flexíveis

Esse é um tema complicado – algumas empresas, como por exemplo, as que batem pontos, esse benefício não é permitido. Por isso, se possível, permita horários de trabalho flexíveis. Em tempos de caos no trânsito, mudanças bruscas no clima, tempo de deslocamento, essa flexibilidade pode fazer toda a diferença no desempenho – e no humor do colaborador.

Dessa forma, ele pode ajustar sua vida pessoal com a profissional, tendo mais tempo para a família, lazer, atividades físicas, ir ao médico, fazer cursos, gerando um sentimento de satisfação.

A minha empresa olha para os colaboradores, vou dar o meu melhor para retribuir!

Independente das ações realizadas, a rotatividade de funcionários é inevitável. Seja por salários maiores, mudança de cidade ou pela família, os colaboradores podem mudar de emprego.

O que pode e deve ser feito é tentar reduzir ao máximo esse número ao transformar a empresa em um lugar feliz de se trabalhar, onde as pessoas se sintam bem e gostem do seu ambiente de trabalho.